ABIO PARTICIPA DO FÓRUM BRASILEIRO DE SPGs 2019

ABIO PARTICIPA DO FÓRUM BRASILEIRO DE SPGs 2019

A Abio esteve presente no Fórum Brasileiro de SPGs realizado em Valinhos-SP entre os dias 1 e 3 deste mês, junto com representantes de 15 SPGs e 4 OCS de todas as regiões do Brasil. No encontro foram debatidas estratégias de luta neste momento político marcado por severas ameaças ao sistema de produção orgânica no país.

No encontro foi redigida a “Carta de Valinhos” (leia a íntegra a seguir), documento que reafirma os valores e princípios que sustentam o movimento orgânico, compreendendo também os sistemas agroecológico, ecológico e biológico, e divulgada uma carta em defesa das CPOrgs – Comissões Estaduais de Produção Orgânica.

Também foram constituídas comissões de trabalho. A Abio participa de duas: uma com a incumbência de acompanhar a revisão da IN 19, com Maria Fernanda Fonseca,  pesquisadora Pesagro e colaboradora do SPG Abio, e outra que tratará questões relacionadas ao MAPA, com representação da coordenadora Cristina Ribeiro. Evelyn Miranda, facilitadora da Abio, também representa o Fórum SPG na Câmara Temática Agricultura Orgânica no MAPA.

Outro assunto tratado no encontro diz respeito à maneira como o fórum possa acontecer a partir dos territórios, entre os produtores e demais agentes.

O Fórum foi criado em Antônio Prado-RS, em 2009, quando a Abio participou como entidade fundadora. Neste ano a comitiva da Abio foi formada por Evelyn Miranda (Entre Folhas), Ana Rita Nogueira (Visconde de Mauá), Gabriel Pereira (Mogico), Bernadete Montesano e Miguel Archanjo (Rede CAU), Maria Fernanda Fonseca (Conselho Técnico) e Cristina Ribeiro (coordenação).

Carta de Valinhos

Carta do Fórum ao MAPA sobre as Cporgs

 

Deixe uma Resposta

Seu email não vai ser publicado.