Manifesto da ABIO contra a Aprovação do PL do Veneno

A Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro – ABIO expressa profunda preocupação em relação à aprovação, pelo Senado, do PL do Veneno, ocorrida no último dia 28.

Reafirmamos nosso compromisso com a promoção de práticas orgânicas de base agroecológica, visando o respeito ao meio ambiente, à saúde humana e à biodiversidade.

A agricultura orgânica desempenha papel essencial na construção de um modelo agrícola seguro, produção de alimentos saudáveis, preservação dos recursos naturais e desenvolvimento econômico sustentável. O PL do Veneno, ao flexibilizar as regulamentações sobre o uso de agrotóxicos, representa uma ameaça significativa a esses princípios fundamentais.

Destacamos a importância de considerar os impactos diretos que a aprovação desse projeto pode ter sobre a qualidade dos alimentos, a saúde da população e a integridade dos ecossistemas. Salientamos a necessidade premente de investir em alternativas agrícolas que priorizem métodos seguros para o planeta, repudiando a ideia anticientífica de ignorar o potencial teratogênico, carcinogênico e mutagênico dos venenos que seriam liberados caso o Presidente opte pela aceitação da proposta.

O projeto original recebeu mais de 20 manifestações contrárias da comunidade científica, incluindo o Instituto Nacional do Câncer, a Fiocruz, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Insistimos que a Presidência da República pondere cuidadosamente as implicações do PL, refletindo sobre os princípios que defendem a preservação do meio ambiente, o bem-estar social e a segurança alimentar. A ABIO mantém seu compromisso de colaborar com todos os setores envolvidos na busca de soluções que promovam uma agricultura limpa, assegurando o bem-estar dos trabalhadores e da população.

Por um futuro com floresta em pé e comida sem veneno!
#VETALULA

Deixe uma Resposta

Seu email não vai ser publicado.