Um adeus pra Dejair

O movimento agroecológico e orgânico perderam um grande militante e defensor – e a ABIO um amigo e colaborador inestimável.  Nesta madrugada faleceu em Bom Jardim, sua cidade natal,o professor Dejair Lopes de Almeida, aos 78 anos.

Agraciado em 2012 com o prêmio Johanna Dobereiner, concedido pelo CREA por seu destacado trabalho na área de agronomia, Dejair sempre teve desde o nascimento uma estreita e amorosa ligação com a terra e com a agricultura. Era filho de pequeno produtor rural. Nascido em 1941, começou seus estudos acadêmicos em 1962 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde graduou-se em agronomia e posteriormente, no mestrado, aprofundou-se nos estudos da ciência do solo. Em 2001 concluiu doutorado em agricultura orgânica na École Nationale de Formation Agronomique (Toulouse, França).

INSPIRAÇÃO

Dejair era associado da ABIO desde os seus primórdios. Ao longo de mais de três décadas, colaborou direta e indiretamente para o consolidação da associação como entidade representativa do movimento orgânico no cenário nacional. Mais do que isso., Em sua atividade profissional travou uma luta imensa em defesa da agroecologiaa. Seja ensinando, orientando e/ou inspirando gerações de agricultores e técnicos,

“A lembrança que eu guardo é a do agricultor Dejair”, diz Cristina Ribeiro, coordenadora geral da ABIO. “Os conhecimentos que ele trazia de suas práticas no sítio de Bom Jardim eram compartilhados de forma absolutamente generosa e com a humildade que só as grandes inteligências tem”, lembra Cristina.

LEGADO

Para a presidente da ABIO, Ana Maria de Oliveira, “é uma perda gigante.  Contudo, ele deixou um legado enorme”, complementa.

Aluno e orientando de Dejair em sua formação acadêmica na “Rural”, o agrônomo Aly N’diaye, diretor de comercialização da ABIO, também guarda as melhores lembranças do mestre e amigo. “Nunca vi uma pessoa tão generosa, tão engajada como o Dejair.  Era um profissional extraordinário, de uma ética muito grande”, afirma Aly.

HISTÓRIA

“Dejair é para mim sinônimo da Fazendinha Agroecológica Km 47 (em Seropédica). Esse legado dele e de outras pessoas – algumas já se foram, como o Raul de Lucena, e outras seguem na luta – que ainda vai inspirar muitas gerações de agricultores orgânicos”, diz Cristina Ribeiro.

A ABIO e suas centenas de famílias de agricultores e produtores associados expressam profunda gratidão pela sua contribuição ao movimento orgânico e agroecológico. Certos de que seus ensinamentos permanecerão indefinidamente como inspiração e força na construção de um mundo melhor.

Abaixo um video com um encontro especial.

Deixe uma Resposta

Seu email não vai ser publicado.