Atualizações sobre a notificação do MAPA

Seguindo com o nosso compromisso manter a transparência dos fatos, vimos trazer à comunidade novos dados e desdobramentos sobre a notificação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) da presença residual de substâncias alheias ao manejo orgânico em amostra de laranja natal coletada na banca do Grupo de Comercialização Solidária Luiz Fernando Gomes na Feira Orgânica da Glória, coordenada pela ABIO.

 

Em reunião realizada no dia 11 de maio de 2022, foi relatado ao Grupo Itaboraí do SPG-ABIO (Sistema Participativo de Garantia da ABIO) o que se constatou na visita técnica de rastreabilidade (sem aviso prévio) realizada em 29 de abril de 2022, e que informamos a vocês no Comunicado anterior. Dessa mesma reunião participou também a pessoa responsável pelas vendas na banca do Grupo de Comercialização Solidária Luiz Fernando Gomes na Feira Orgânica da Glória, que confessou haver colocado à venda laranjas não orgânicas, sem o conhecimento do representante do Grupo e dos demais agricultores que dele fazem parte.

 

Assim, uma vez que foi determinado claramente que o produto que apresentou resíduos não é proveniente do Sítio Havaí, o SPG-ABIO decidiu manter o Certificado do mesmo. No entanto, o Grupo de Comercialização decidiu assumir coletivamente a responsabilidade pelo mesmo até que se proceda à sua completa reorganização. Essa reorganização deverá ser capaz de afastar riscos de procedimentos indevidos por parte de qualquer pessoa envolvida nas vendas. A Diretoria da ABIO apoiou a decisão dos agricultores e assumiu a responsabilidade pela reorganização, junto com eles, do Grupo de Comercialização.

 

A ABIO continua a contar com esta comunidade para proteger a rede que produz, comercializa e consome os produtos oferecidos na Feira Orgânica da Glória e nas demais feiras que coordena, e para permanecer na luta pelo fortalecimento da agricultura orgânica de base agroecológica e da comida de verdade. 

 

Rio de Janeiro, 04 de junho de 2022

 

Deixe uma Resposta

Seu email não vai ser publicado.