COVID-19 – Abio cria manual de procedimentos de segurança nas feiras orgânicas

COVID-19 – Abio cria manual de procedimentos de segurança nas feiras orgânicas

 

O trabalho reúne informações técnicas já sistematizadas pelo sistema de saúde com as condutas de higiene e proteção incorporadas pelos produtores orgânicos para minimizar os riscos individuais e coletivos nas suas atividades em meio a pandemia do coronavírus.

 

Pretende-se com a cartilha levar no tempo mais curto essas informações e os protocolos de segurança desenvolvidos a todo o conjunto de associados ABIO. É esperado também que a ferramenta possa apoiar o trabalho dos coletivos de feira em todo o país, os outros Sistemas Participativos de Garantia-SPG e as Organizações de Controle Social-OCS.

“Tudo começou no cenário de incertezas em meio a necessidade de prover toda a segurança nas atividades das feiras orgânicas”, revela Euler Dantas, diretor de Comunicação da Abio e coordenador do projeto.

De um lado, segundo ele, havia as medidas restritivas absolutamente necessárias para evitar contágios e achatar a curva de notificações do Covid-19. E do outro, “a busca por garantir a subsistência de um grande contingente de agricultores familiares e a continuidade de abastecimento das cidades com alimentos de alto valor biológico”, acrescenta.

Entendidas por ele como um serviço essencial a população, as feiras orgânicas – e especificamente aquelas do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, são realizadas sempre em espaços abertos e amplos, como as praças. Por esse fato, no contexto atual da saúde pública, se afiguram como espaços mais seguros para comercialização de alimentos que os tradicionais mercados e lojas.

“O manual se propõe a ser aberto a contribuições, aprimoramentos e ampliações. É um trabalho coletivo e coletivo deve continuar a ser”, complementa Euler.

O arquivo em PDF pode ser acessado aqui: MANUAL DE PROCEDIMENTOS FEIRAS

Deixe uma Resposta

Seu email não vai ser publicado.