Prezada comunidade que apoia há quase 30 anos a Feira Orgânica da Glória,
A ABIO foi notificada pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento – MAPA da presença residual de substâncias alheias ao manejo orgânico em amostra de laranja natal coletada na banca do Grupo de Comercialização LFG na Feira da Glória.
Como gestora da feira e responsável institucional pela garantia da qualidade orgânica dos produtos ali comercializados, a Associação adotou as providências cabíveis e necessárias para proteger a rede que produz, comercializa e consome os produtos oferecidos.
De imediato, em caráter preventivo, foi determinada a suspensão da comercialização dos produtos provenientes do Sítio Havaí, local de origem do produto em questão conforme os romaneios de comercialização e demais registros.
Ao mesmo tempo ABIO realizou visita técnica de rastreabilidade (sem aviso prévio) a unidade de produção da laranja, o Sítio Havaí, sem que fossem observados quaisquer indícios de manejo inadequado ou uso de produtos não permitidos. Também foi atestada a impossibilidade de contaminação causada por deriva de propriedades vizinhas.
Além disso, constatou-se a suficiência da unidade em produzir laranja natal nos volumes informados nos Formulários de Rastreabilidade, bem como a existência de registros de produção, colheita e vendas completos e atualizados.
É nosso compromisso manter a transparência dos fatos e a comunidade informada sobre novos dados e desdobramentos. No momento se busca confirmar a alegação de procedimentos indevidos da pessoa responsável pela venda na banca.
Seguiremos lutando pelo fortalecimento da agricultura orgânica de base agroecológica e da comida de verdade.
Atenciosamente,
ABIO.
Rio de Janeiro, 14 de maio de 2022
Deixe uma Resposta